Como se forma o chulé no pé

terça-feira, 10 de maio de 2011
Para início de conversa o nome verdadeiro não é chulé, e sim BROMIDROSE. O chulé é uma espécie de “pum” (gases) emitido por bactérias que se alojam nos nossos pés.
Essas bactérias se alimentam de pedacinhos de pele morta e do suor acumulados no pé, depois elas eliminam compostos químicos como ácido isovalérico e metanotiol, que causam o fedor característico. O cheirinho de queijo do chulé não é mera coincidência: bactérias que atacam alguns tipos de queijos também liberam o gás metanotiol. O ambiente quente, úmido e escuro que envolve os pés de quem usa calçado fechado é ideal para a ação e proliferação de microorganismos nocivos, como fungos e bactérias.
E isso vale para a maioria das doenças que se manifestam nos pés. Portanto, para prevenir o chulé, os melhores meios são: secar bem os pés depois do banho, revezar o uso de tênis e sapatos, calçar meias de algodão, manter o interior dos calçados limpos e andar com os pés ventilados. Além de evitar o chulé esses cuidados podem evitar outras enfermidades nojentas.

0 comentários:

Postar um comentário